Erosão dental causadas por bebidas ácidas
A erosão dental é uma doença crônica, definida como a perda superficial de tecido dental duro, o esmalte dental, como resultado de um processo químico sem envolvimento de bactérias, causada por ácidos, que podem ter origem intrínseca (suco gástrico), extrínseca (bebidas ácidas) ou idiopática (bruxismo), provocando a perda irreversível de tecido mineralizado e hipersensibilidade dentinária.



A erosão dentária acontece quando os ácidos desgastam o esmalte dos dentes. A erosão do esmalte pode ser causada pelo seguinte:
- Consumo excessivo de refrigerantes (altos níveis de ácidos fosfórico e cítrico)
- Bebidas de frutas
- Boca seca ou baixo fluxo salivar (xerostomia)
- Dieta (rica em açúcar e amidos)
- Doença do refluxo ácido
- Problemas gastrointestinais
- Medicamentos (aspirina, anti-histamínicos)
- Genética (condições hereditárias)
- Fatores ambientais (atrito, desgaste, tensão e corrosão)



Quais são os sinais de erosão?
Os sinais de erosão do esmalte podem variar, dependendo do estágio. Alguns sinais podem incluir:
- Descoloração do dente: O esmalte é branco. A dentina, o tecido sensível localizado abaixo do esmalte, é amarela. Portanto, se seus dentes desenvolverem um tom mais amarelo, pode ser devido à perda de esmalte.
- Aparência dos dentes: Seus dentes podem parecer mais finos ou menores do que o normal. As bordas dos dentes tornam-se mais ásperas, irregulares e irregulares à medida que o esmalte se desgasta e você pode encontrar recortes aparecendo na superfície dos dentes, o que é chamado de escavação.
- Sensibilidade dentária: Nos estágios posteriores da erosão do esmalte, os dentes tornam-se extremamente sensíveis às temperaturas e aos doces. Você pode sentir um choque doloroso que tira o fôlego.
Leave a Reply